Como Aprender a Tocar Violão Sozinho

Aprenda a Tocar Violão Sozinho → E toque suas Músicas favoritas em até 3 meses.

Depoimento do Aluno

Tocar violão não é uma tarefa difícil, no entanto exige de esforço e um pouco dedicação de quem deseja aprender. Muitas pessoas tem o sonho de saber como aprender a tocar violão sozinho, embora não sabem nem por onde começar, outras desistiram do sonho devido aos altos preços cobrados pelos os professores de musicas.

Se seu sonho é aprender como tocar violão não se preocupe, neste artigo vou te apresentar os passos básicos para você começar a tocar seus primeiros acordes, mas lembre-se para isso você terá que dedicar ao menos uma hora do seu tempo diário para praticar e aprender tocar violão.

Como aprender a tocar violão sozinho passo a passo

Antes de aprender a tocar qualquer instrumento é preciso conhecer o instrumento que você deseja tocar, no seu caso é um violão, então vamos lá. O violão é composto por 4 partes sendo  elas, boca do violão, cavalete, tarraxas, trastes cada uma delas possui sua função.

  • Boca do violão: Orifício do violão por onde o som se propaga.
  • Cavalete: Serve para prender as cordas, deixando-as esticadas.
  • Tarraxas: As tarraxas servem para esticar ou soltar as cordas, alcançando a melhor afinação para seu instrumento.
  • Traste: São pequenas barras, que servem para dividir o violão definindo cada ponto exato de nota.

Talvez você já esteja ansioso para saber como  aprender tocar violão, mas antes de qualquer coisa quero lhe apresentar 3 passos extremamente importante para  você tocar sua primeira canção.

  1. O primeiro passo é como você irá segurá-lo: Existem duas formas correta de segurar um violão, no entanto entre elas uma é a mais comum e mais utilizada, a primeira é conhecida como postura erudita, onde o violão é colocado sobre a perna esquerda, a outra postura mais utilizada é a que o violão fica apoiado sobre a perna direita.
  2. Nomes e sinais dos dedos: Essa etapa parece ser simples, mas não é, pois é nela que você deve memorizar e saber onde posicionar a sua mão e quais dedos devem segurar e tocar os acordes.

Para tocar violão os dedos de sua mão correspondem a um número.

  1. Posição da mão esquerda e direita: Os passos ensinados aqui são para pessoas destras, mas se você é canhoto não se preocupe basta substituir os nomes pela a outra mão. A sua mão direita ficará sobre a boca do violão e a esquerda no braço do mesmo.

Enquanto isso, sua mão esquerda tomara parte do braço do violão. O dedo polegar ficará posicionado atrás do braço, dando apoio e sustentabilidade para execução das notas dos demais dedos. Para executar as notas, os acordes devem ser apertados utilizando as pontas dos dedos para que o som soe com clareza.

Além disso, você deve ter em mãos o meto com as notas musicais Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e o desenho de como fazê-las usando cada dedo, de inicio vá praticando cada nota individualmente até conseguir fazê-las sem olhar no método, depois disso basta escolher uma musica de preferencia uma musica que possua uma melodia simples e com poucas notas musicais.

Exercitar os dedos também é um ótimo exercício para você ficar mais ágil na hora de trocar os dedos nos acordes, sem perder o som de cada nota ao mudar de uma para outra. Vá sempre praticando as notas musicais ate que você já esteja pronto para começar a tocar sua primeira canção no violão.

É importante lembrar que para aprender como tocar violão você precisa estar totalmente interessado, e, além disso, você deve dedicar ao menos o mínimo de tempo para treinar as notas, assim em breve você já está tocando violão. 

Quem é Luisinho Felippe ?

Graduado em guitarra pelo Instituto de Música e Tecnologia de São Paulo – Professor de música desde 1997. Foi por 12 anos produtor musical do cantor Laércio Oliveira da TV Canção Nova, além de trabalhar com os maiores nomes da música católica como Dunga, Flavinho Ricardo Sá, Padre Cleidimar, Cantores de Deus, Padre Fábio de Melo, entre outros.

Além de ter sido indicado como produtor musical e arranjador do ano ao troféu “Louvemos ao Senhor”, trabalhou também com diversas bandas dos mais variados estilos e segmentos do Brasil “

Assista o Professor abaixo:👇👇

Eu quero Aprender a Tocar Violão Agora

2 Comentários

  1. Muito legal esse conteúdo, suas dicas são muito boas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *